Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de julho de 2013

No Divã com Brilho e Beleza - Stresse Dentro de Casa

Oi Meninas!

Este será o primeiro post da série " No Divã com Brilho e Beleza " onde vamos abordar temas que vocês enviaram e que estão ligados à Psicologia.

Os posts serão sempre em resenha e um video breve para complementar, eu indico muito que vocês não assistam apenas, mas também leiam, porque na resenha tenho a oportunidade de falar para vocês mais detalhes sobre os assuntos abordados.


Como grande parte das pessoas devem saber, morar em grandes cidades, que é geralmente onde se encontram o maior contingente da população de um país, por conta de serem grandes centros comerciais, terem muitas oportunidades de trabalho, estudo, lazer, e tratamento da saúde, as pessoas mesmo estando tão próximas acabam por se distanciar com a correria do dia a dia e o cuidado com a própria vida e interesses.

A maneira que encontramos para nos adaptar a este meio tão grande e impessoal, a correria do dia a a dia, a rotina dos transportes públicos, transito, poluição, má-alimentação, horários extensos de trabalho sem ter tempo para o lazer e descanso adequado e convivência com família e amigos, podem desenvolver grande stresse ao longo do tempo.

Também a forma impessoal de viver dentro de casa com os parentes, e pessoas que amamos, quando não levada a sério ou com pouco cuidado, podem gerar ainda mais stresse que todos os fatores citados acima, pois por estarmos ligados emocionalmente a estas pessoas, o sofrimento psicológico tende a ser mais perceptível e incomodativo.

Fatores como discussões entre casais, brigas entre irmãos e/ou entre pais e filhos, divórcios, morte, a saída dos filhos da casa dos pais ou até mesmo a entrada das crianças na escola, podem modificar uma rotina já estabelecida dentro de casa, e a modificação deste ambiente nem sempre é recebida por nós de forma simples e saudável.

As mulheres são as pessoas que mais percebem e sentem este tipo de stresse que acontece dentro de casa, pois elas são geralmente a ponte entre todas as relações e pessoas, não apenas dentro mas também fora do ambiente do lar.
Elas estão sempre envolvidas na vida dos filhos, do marido, dos amigos da família, de todas atividades que envolvam a família e também contribuem muito para a organização do ambiente que é a casa e também financeiramente com o trabalho.
Quando o vínculo que temos entre as pessoas que amamos e estão dentro de casa é quebrado ou interrompido, é inevitável não ocorrer o stresse, e quanto maior for este vínculo maior será stresse.

rotina de muitas donas de casa, por exemplo, que vivem para o cuidado da familia e do lar e desenvolvem sempre as mesmas atividades dentro de casa, ao longe do tempo também podem stressar e deprimir uma pessoa, fazer com que perca com o tempo o contato e convivio com outras pessoas e impedir que desenvolva outras atividades fora de casa.


Sintomas do Stresse:
O stresse pode levar ao desenvolvimento de complicações do sistema cardiovascular e renal, distúrbios psicológicos como a depressão e comportamentais como uso de drogas de alcoolismo.

Conclusões:
Se as tarefas diárias são a causa do stresse, é necessário que se identifique onde está o "mal" e à partir de então, encontrar uma maneira para se adaptar a isso ou modificar esta situação, a fim de manter uma vivência saudável, harmoniosa e menos stressante dentro de casa.

Conversar com as pessoas com quem se convive sobre os problemas e dificuldades que se encontram no dia a dia, e tentar quebrar as rotinas que muitas vezes sem perceber desenvolvemos e que podem estar a nos fazer sofrer.



É sempre importante também procurar um profissional da área da saúde, de preferência um Psicólogo que possa orientar e ajudar a pessoa em stresse a entender e modificar suas rotinas stressantes e aumentar sua qualidade de vida.
Ana Gonçalves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário